quarta-feira, 10 de julho de 2013

Encíclica "Lumen Fidei"

Datada de 29 de junho, foi na passada sexta-feira, 5 de julho, que se ficou a conhecer toda a primeira encíclica do Papa Francisco.
Embora ainda com uma parte da responsabilidade do Papa Emérito Bento XVI, a tão aguardada publicação da primeira Encíclica (a principal publicação pontifícia, a par das Cartas Apostólicas) do Papa Francisco (a par das cartas apostólicas) tem a particularidade de se debruçar sobre o mais fundamental e básico no essencial da Igreja e dos crentes: a Fé. Não apenas porque estamos no Ano da Fé, mas porque o Papa Francisco, desde a sua eleição, foi-nos habituando ao regresso às coisas mais simples, mais importantes, mais significativas e, acima de tudo, às que devem estruturar e sustentar a Igreja e os fiéis: a plenitude da fé cristã e a busca de Deus.
Tal como aqui referi ("a sua devoção a Maria, mãe de Deus, de Jesus e da Igreja. Por um lado ao consagrar o seu pontificado a Nossa Senhora, mas também porque esta sempre foi uma das suas "marcas" ainda quando Arcebispo de Buenos Aires. Isso é patente, não apenas na devoção a Nossa Senhora de Lujan (Argentina) como por exemplo na compilação de textos de homilias, peregrinações, reflexões, e publicados no livro "O verdadeiro poder é servir". Aqui, aos católicos da Argentina, ao seu arciprestado (Buenos Aires), aos seus catequistas e ao clero, em cada texto, em cada homilia, o último parágrafo é sempre dedicado à Virgem Maria, não apenas como referência, mas sempre em jeito de oração e prece.") a par do inquestionável valor da Encíclica, de uma simplicidade de escrita e de uma proximidade aos crentes que revela a preocupação de que todos possam compreender e assimilar cada palavra, há ainda um pormenor que não pode deixar de ser referenciado.
Mais uma vez, o Papa Francisco termina um texto seu com uma especial referência à Virgem Maria.
A Encíclica "Lumen Fidei" não poderia fugir à "regra".

do Sumo Pontífice FRANCISCO
aos Bispos, Presbíteros e Diáconos, às pessoas Consagradas e a todos os Leigos
SOBRE A FÉ

Sem comentários: